segunda-feira, 9 de novembro de 2015

BROOK SHIELDS, A GAROTA BONITA






O filme "Pretty Baby" causou polêmica ao ser a primeira obra em Hollywood a mostrar uma adolescente nua - Brooke Shields. Na verdade, uma pré-adolescente, ela devia estar com onze ou doze anos durante as filmagens. Lançado em 1978, tem a direção de Louis Malle. Foi o primeiro filme do cineasta nos Estados Unidos da América.






A escolha de Brooke Shields para o papel principal deveu-se às fotos de Garry Gross, publicadas quando ela estava com apenas dez anos de idade (você pode ver essas fotos aqui mesmo, basta procurar pelo nome da atriz ou do fotógrafo). Mas ofereço-lhe uma delas, como bônus:








Resumo do enredo do filme: em 1917, na cidade de New Orleans, a filha de uma prostituta é criada em um bordel, onde cuida do seu irmão e se prepara para seguir os passos da mãe. Com doze anos de idade, ela tem sua virgindade leiloada, a mãe se casa e a abandona, e a menina casa com um fotógrafo bem mais velho do que ela.






Numa licença poética, Malle homenageia o fotógrafo John Ernest Joseph Bellocq, que realmente existiu e fez uma série de fotos das protitutas de New Orleans, no começo do século passado (você pode ver essas fotos também, aqui mesmo neste blog, sob a rubrica Bellocq).






Bem, voltei a falar de Brooke Shields, para publicar, para deleite de todos, as fotos (agora do filme) da garota tão precoce em termos de exposição, com campanhas publicitárias e filmes polêmicos, mas que teve e tem tido uma vida razoavelmente comportada, para os padrões de Hollywood.







Uma curiosidade sobre a personagem de Brooke Shields, Violet, em "Pretty Baby": sua virgindade foi leiloada entre os frequentadores do bordel e arrebatada por 400 dólares, em dinheiro. Quanto vale isso, hoje? Fazendo o cálculo da inflação desde 1917 até 2015, o valor atualizado corresponderia a mais ou menos 8.000 dólares ou quase 32.000 reais. Naquela época - e hoje também - uma pequena fortuna.






Para encerrar a série da jovem, aí está a prova do acerto do cineasta em denominá-la "pretty baby':






Hoje, uma senhora, ainda bonita(respeitável, admirável e poderosa):





Aos quarenta e oito anos, numa praia, ainda exibe formas perfeitas:



(PS: o primeiro post de Brooke Shields tem recebido alguns comentários; quase todos elogiosos. Mas alguém escreveu: "vai se foder pedófilo". Bem, pedofilia é crime e esse blog não a divulga, não a aceita, de forma nenhuma. A nudez da "pretty baby" está na internet e no filme. Pode ser acessada e vista por qualquer um. Não há sexo, apenas nudez. E nudez não é pedofilia. Mesmo no filme, não há pedofilia, embora a garota - a personagem - viva num bordel. Seria interessante que as pessoas pesquisassem o que é pedofilia, antes de emitir algum tipo de opinião a esse respeito). 



Nenhum comentário: