segunda-feira, 16 de março de 2015

VOCÊ FICARIA NU, PARA ASSISTIR A UMA PEÇA DE TEATRO?






Espetáculos de teatro e de dança em que os atores e dançarinos se apresentem completamente nus não são novidade. Se provocaram escândalo, quando surgiram, hoje as plateias de quase todo o mundo já se habituaram à nudez. Mesmo que vejamos esses espetáculos como arte, não há dúvida de que ainda excitam nossa imaginação e, muitas vezes, nossa libido. Um espetáculo nudista não deixa de provocar nosso lado voyeur que, afinal, somos todos um pouco fetichistas nesse aspecto.




No entanto, surgiu em Santiago do Chile, nesse final de 2014, um espetáculo teatral que propõe uma via de mão dupla: os atores trabalham o tempo todo nus, mas a plateia também é obrigada a despir-se e deixar seus pertences na portaria do teatro. Justo, não? Muito justo.




“No Chile, a nudez é tabu, por isso este trabalho é um motivo para debater e discutir o assunto”, explica o diretor do show, Cristian Sanhueza. "Ao Natural" - título da peça -  é uma adaptação do dramaturgo venezuelano José Vicente Rojas Diaz. Conta a história de dois irmãos que, após um período de afastamento, estão reunidos para decidir o futuro de uma herança especial: um pousada para nudistas.



Quando ocorre um tipo de experiência assim, tão radical, há sempre um pouco de teoria, de filosofia, para justificar o fato: Sanhueza disse que, uma vez nu, os telespectadores abandonam a sua timidez e começam a falar uns com os outros. Acrescenta uma das atrizes, Celeste Fernandez: “Isso mostra que as pessoas estão ansiosas para ficar nuas”.




Não sei se as pessoas estão loucas para ficar peladas, mas há, sim, público para esse tipo de espetáculo, desde os indefectíveis voyeurs de sempre, até intelectuais mais avançadinhos e exibicionistas, sem contar aquela parte da  população, discreta em sociedade, mas, essa sim, louca para tirar as roupas,  adepta de práticas nudistas.




O que eu acho de mais positivo nesse tipo de proposta é que, se você está disposto a exibir-se em público como veio ao mundo, junto com dezenas de outras pessoas, não há dúvida de que irá passar por uma experiência bastante interessante e libertadora. Afinal, há corpos de todos os tipos e a nudez total é a única capaz de nos fazer compreender isso e fazer-nos aceitar como somos, assim como aceitar as imperfeições do outro.

Serviço:



Fontes:



http://osnaturistas.com/noticias/companhia-de-teatro-chilena-apresenta-espetaculo-com-os-atores-e-plateia-totalmente-nuas/




Nenhum comentário: