segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

BELLOCQ: O FOTÓGRAFO DAS PROSTITUTAS DE NOVA ORLEANS



John Ernest Joseph Bellocq nasceu, viveu e morreu em Nova Orleans (1873 - 1949) e teria sido há muito esquecido, não fosse o fotógrafo Lee Friedlander ter encontrado uma caixa com as placas de vidro de seu daguerreótipo e resolvido publicá-las num livro e expô-las, em 1970, no Museu de Arte Moderna.

Quase nada se sabe de Bellocq, a não ser que, fotógrafo de profissão, frequentava os inferninhos da zona do meretrício de sua cidade. E, por artes e artimanhas, resolveu fotografar as prostitutas dessas casas.

Isso aconteceu por volta de 1912. Em plena Belle Époque. As fotos das senhoritas dos bordéis de Nova Orleans surpreendem pela delicadeza do fotógrafo em retratá-las em poses sensuais, às vezes nuas, muitas com máscaras para não serem reconhecidas. Algumas fotos, inclusive, trazem o rosto da modelo deliberadamente borrado.

São apenas 89 fotos. E os críticos lamentam que todo o resto do trabalho desse extraordinário e desconhecido fotógrafo tenha sido destruído depois de sua morte. Contentemo-nos com elas. E com a homenagem que lhe presta Louis Malle, no filme Pretty Baby - Menina Bonita, em que ficcionaliza a vida desse homem, ao fazê-lo enamorar-se da personagem de Brooke Shields e casar-se com ela, depois de fotografar as prostitutas do bordel do filme. Papel do ator Keith Carradine. 

Eis algumas das fotos de Bellocq, para seu deleite:












Nenhum comentário: