segunda-feira, 30 de junho de 2014

PINTORAS DO SÉCULO XX: EROTISMO E LIBERDADE - GEORGIA O'KEEFFE






(Georgia O'Keeffe nua - Alfred Stieglitz)

Georgia O’Keeffe nasceu em 15 de novembro de 1887, em Wisconsin e morreu em 1986 no Novo México. Foi uma das primeiras mulheres a alcançar um sucesso indiscutível nas artes plásticas estadunidenses.


Afastando-se das influências da pintura europeia dos inícios do século XX e, nomeadamente, do surrealismo, encontramos as principais bases de influência da sua obra na fotografia, tendo como principal mentor o fotógrafo e empresário de artes Alfred Stieglitz (1864-1946).


Stieglitz começou a corresponder-se com O´Keeffe em 1915,  a partir de uma série de desenhos abstratos dela que lhe chegou às mãos. A relação dos dois avança para uma complicada história de amor. Em 1916, com o apoio financeiro dele, ela se muda para New York, para o que seria um ano de trabalho. 


Acabaram se casando em 1924. Ele fez fotografias extremamente ousadas dela: nus que fizeram sensação e que a projetaram para o mundo, dentro do conceito que ele, ótimo empresário, pregava: “primeiro eles vão conhecê-la tão bem como mulher que acabarão querendo conhecer a artista”.




A pintura de Georgia O'Keeffe - suas flores, principalmente - tem o erotismo abstrato de uma visão de mundo muito particular, apaixonada e intensa, que marcou profundamente a arte dos Estados Unidos.


(Georgia O'Keeffe_-Alfred Stieglitz -1919)



(Fotos da internet, sem indicação de autoria)

Nenhum comentário: