segunda-feira, 18 de março de 2013

NATURISMO: LUZ DE FUEGO, UM FOGO-FÁTUO NA ILHA DO SOL


NATURISMO NO BRASIL - LUZ DEL FUEGO: 

INÍCIO, PERSEGUIÇÃO E RESSURGIMENTO


Luz del Fuego


Como conceito moderno de convivência civilizada, o naturismo no Brasil começa com Luz del Fuego (a quem já dedicamos um post nesta "Lua"): em 7 de setembro de 1949, Dora Vivacqua (o verdadeiro nome de Luz) cria o "Partido Naturalista Brasileiro" e, em novembro de 1954, o "Clube Naturista Brasileiro", reconhecido oficialmente pela Federação Internacional de Naturismo em 1965.




Clube naturista brasileiro 


Luz del Fuego era Presidente Perpétua de ambas as entidades, com o objetivo de preservar o controle ético de ambas. O princípio básico do Partido e do Clube era "estimular a prática do naturismo, sob rígidos princípios morais e de higiene".



Partido \naturalista Brasileiro - Luz del Fuego



Luz del Fuego teve morte trágica, como todos sabemos. O que foi, de certa maneira, um duro golpe no desenvolvimento das ideias naturalistas, no Brasil. Principalmente a partir do golpe de 1964, quando se instaura não só uma ditadura política, que dissolveu todos os partidos e controlava reuniões públicas, mas também moral.






O Clube Naturista Brasileiro continuou a existir, mas totalmente esvaziado porque ninguém tinha coragem de comparecer lá, por medo de ser considerado inimigo do regime, o que podia dar uma dor de cabeça danada, naqueles tempos.









A partir de meados dos anos 70, grupos clandestinos tomavam banhos e se reuniam em Abricó (Rio de Janeiro), Olho de Boi (em Búzios) e na praia de Ubatuba (São Paulo), sem fazer qualquer alarme disso, para não chamar a atenção do público e, principalmente, das autoridades tão zelosas da moral e dos bons costumes.





Nudistas na praia de Olho de Boi em Búzios



Com o processo de democratização, surgiu um grupo em Camboriú, Santa Catarina, numa praia deserta, chamada Praia do Pinho, que acabou merecendo uma reportagem da revista Manchete, em 1984. Isso motivou a criação da "Associação Naturista da Praia do Pinho" e, aos poucos, outros grupos começaram a ter coragem de assumir a prática, saindo da clandestinidade.



Primeiro congresso naturista na praia do Pinho





(Fotos da internet, sem indicação de autoria)





Um comentário:

Anônimo disse...

Na Russia, a mafia criafalsas praias de nudismo cheia de meninas de 8 10, 12 anos nuazinhas..verdadeiro colorio para quem puder participar de uma putaria dessa..