segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

NATURISMO: ORIGEM E BREVE HISTÓRICO




ORIGEM DO NATURISMO





 O Naturismo moderno surgiu no início do século 20, na Alemanha e França.

Na França (especificamente na Ilha do Levante) foi criada pelos irmãos Duvalier uma "Clínica Helioterapêutica" onde se pregava que a nudez ao ar livre com alimentação natural (sem nenhum produto animal, drogas, cigarros e bebidas) e contato com outras pessoas ajudava na cura de todos os males físicos.




 Na Alemanha, que é tida como verdadeiramente a iniciadora do naturismo, um professor de educação física propôs aos seus alunos que estes deveriam fazer os exercícios ao ar livre e sem roupas.





Depois de algum tempo, os jovens deste professor passaram a ser mais corados, ter mais saúde e alegria. As famílias desses estudantes,  vendo as mudanças inclusive comportamentais dos mesmos, resolveram aderir aos exercícios e criaram em 1903, através de Paul Zimmermann, o que, a princípio, foi chamado de Nudismo (a alteração de nome só foi feita na década de 50).





 No ano de 1906, surge também na Alemanha o primeiro campo oficial para a prática do naturismo e a publicação do primeiro livro ["Die Nacktheit" (A Nudez)] sobre essa filosofia de vida cujo autor era o professor Ungewitter. Nessa época, além dos exercícios ao ar livre em completa nudez, havia também uma grande preocupação com a alimentação, que deveria ser saudável, geralmente baseada no vegetarianismo.





Após a Segunda Guerra Mundial, o Naturismo começou a se difundir, não só na Europa, mas também nos Estados Unidos. Em 1952 ocorreu um Congresso Mundial que foi realizado na Suíça, em Thielle, junto ao lago Neuchatel.





Ali se reuniram cerca de 300 naturistas de 14 nacionalidades: 200 da Suíça, 37 da Alemanha, 13 da França, 12 da Inglaterra, 8 da Holanda, 6 de Itália, 3 dos Estados Unidos, 3 da Áustria, 3 da Bélgica, 2 do Território do Sarre (hoje integrante da França), 2 da Nova Zelândia, um do Brasil, um da Espanha e um da Índia.









(Fotos da internet, sem identificação de autoria)






Nenhum comentário: