sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

OS ILUSTRADORES – 2





Mais alguns dos desenhistas e ilustradores que têm, às vezes, aparecido nas páginas desta LUA QUEBRADA, pelo valor e beleza de sua arte. Desta vez, misturamos antigos e contemporâneos. 


Divirtam-se.




 PAUL AVRIL



Pseudônimo de Édouard-Henri Avril (Argel, 21 de maio de 1843 — Le Raincy, 1928). Foi um pintor e ilustrador francês, conhecido por suas gravuras eróticas. Avril estudou na Escola de Belas Artes de Marselha (1871 a 1873) e de Paris (1874 a 1878). Usualmente suas obras encontravam-se assinadas com as iniciais "E. Avril", entretanto, adotou o pseudônimo "Paul Avril" quando foi convidado a ilustrar o romance "Fortunio", de Théophile Gautier, com imagens "obscenas". 








PAUL-ÉMILE BÉCAT



Paul-Émile Bécat (Paris : 1885 –1960), pintor, gravador e desenhista ; ganhador de vários prêmios como o Grande Prêmio de Roma, de 1920, hoje é mais conhecido como ilustrador de livros eróticos de Pierre Louÿs, Paul Verlaine e outros.






LOBEL-RICHE



Alméry Lobel-Riche (1880-1950), pintor, gravador e ilustrador suíço que viveu e produziu sua obra em Paris, conhecido principalmente por seus desenhos eróticos. 







TOM POULTON




Tom Poulton (1897 - 1963) foi um ilustrador de revistas médicas da Inglaterra, que desenhou para uma série de publicações, incluindo o British Journal of Surgery e The Radio Times . Após sua morte, descobriu-se que ele tinha produzido secretamente centenas de esboços e desenhos de homens e mulheres envolvidos em uma ampla gama de atividade sexual desinibida. Somente na década de 1990 a 2000 muitos desses desenhos foram disponibilizados ao público por editoras especializadas em arte erótica.








OLIVIA DE BERARDINIS




Olivia De Berardinis nasceu em Long Beach, Califórnia, no ano de 1948, mas passou a a maior parte da infância na Costa Leste. Em 1967 entrou para a Escola de Artes Visuais de Nova Iorque e se envolveu com o movimento minimalista. Começou a pintar pin-ups por volta da década de 70 em fantasias eróticas para revistas masculinas. Em 1987 a Tamara Bane Gallery em Los Angeles abre as portas para a mostra individual do trabalho de Olivia. Nesse mesmo ano, Olivia e o marido, Joel Beren, mudam-se para Los Angeles, onde vivem hoje.






JOHAN NEPOMUK GEIGER



Peter Johann Nepomuk Geiger (11 de janeiro, 1805 - 29 de outubro de 1880) foi um artista vienense. Queria inicialmente seguir a tradição familiar e se tornar um escultor, mas o desenho e a pintura foram o seu elemento natural. Realizou numerosas ilustrações de obras de história e poesia, mas também fez pinturas a óleo da família real austríaca. Em 1853 tornou-se professor da Academia de Arte de Viena . Para a Família Real fez muitas obras, incluindo as ilustrações de Goethe , Friedrich Schiller e William Shakespeare . Seus desenhos eróticos são particularmente lembrados, embora seja pouco provável que eles fossem o trabalho típico de um pintor da corte.








VON BAYROS



Franz von Bayros (Zagreb, 1866 - Viena, 3 de abril de 1924) foi um artista comercial, ilustrador e pintor. Fazia pinturas sobre temas eróticos. Ficou conhecido por seu controverso portfólio Erzählungen am Toilettentische (Contos de Toucador, numa tradução livre), do qual tiramos este exemplo:









AUBREY BEARDSLEY 



Aubrey Vincent Beardsley (21 de agosto, 1872, Brighton – 16 de março, 1898, Menton) foi um importante ilustrador e escritor inglês. O seu estilo recebeu influência do grupo pré-rafaelita e da estampa japonesa e influenciou o desenvolvimento da art nouveau.







Nenhum comentário: