terça-feira, 18 de janeiro de 2011

OS ILUSTRADORES – 1: SACANAGEM ANTIGA E DAS BOAS



Aprecio o trabalho dos desenhistas ou ilustradores de obras eróticas. Principalmente os mais antigos. Têm alguns, às vezes, o traço pesado. Outros, a preocupação com detalhes. Mas, quase todos têm o gosto e o timing da safadeza, explícita ou não, a ironia ou a crueza no trato do sexo. Tenho utilizado sua obra, aqui, nesta Lua Quebrada, e hoje rendo-lhes homenagem, com a publicação de uma breve notícia sobre a vida e a obra desses ilustres artistas.

Divirtam-se.



AGOSTINO CARRACCI



Pintor e gravador italiano, nasceu em Bolonha (16.8.1557) e faleceu em Parma (22.3.1602). É de família de artistas. Fundou a Accademia degli Incamminati, origem da Escola de Bolonha. Eis um exemplo de sua arte, como retratista de temas eróticos, em que utilizava, principalmente, motivos mitológicos:





ANTOINE BOREL




Pintor, desenhista e gravador francês, nasceu em Paris em 1743 e morreu em 1810. Fez aquarelas de costumes e de alegorias políticas, tanto com temas “sérios” quanto eróticos. Exemplo de seu traço, na ilustração de “Teresa Filósofa”:







 ACHILLE DEVÉRIA


Outro francês (Paris, 6/2/1800 – 23/12;1857) que exerceu sua arte em diversos gêneros, inclusive em pinturas religiosas. Foi o primeiro a aplicar a cor na litografia. Fez o retrato de celebridades da época, como Balzac e Liszt. No Egito, passou muitos anos a desenhar e transcrever inscrições antigas. Exemplo de seu desenho erótico:








GIULIO ROMANO



Giulio Pippi (apelidado de Giulio Romano) foi um pintor e arquitecto do Renascimento italiano, tido como maneirista. Nasceu em 1492, e era um dos principais assistentes de Raphael. Planejou, construiu e decorou o Palazzo del Té. Nele se encontram algumas das suas obras mais famosas, como os frescos de Psyche, de Icarus e da Queda dos Titãs. Morreu em 1546.








MARTIN VAN MAELE



Martin Van Maele ou A. Van Troizem são pseudônimos de Maurice François Alfred Martin (Boulogne-sur-Seine, 12 de outubro de 1863 — Varennes-Jarcy, 5 de setembro de 1926), desenhista francês especializado em ilustração erótica. Van Maele começou sua carreira ilustrando a obra "Les Premiers Hommes dans la Lune" de H. G. Wells, editada por Felix Juven em 1901. Posteriormente ele ilustrou o romance "Thaïs" de Anatole France e algumas traduções francesas da série Sherlock Holmes. Uma de suas ilustrações para a Trilogia Erótica, de Verlaine:








THOMAS ROWLANDSON



Nascido em Londres (julho de 1756 a 22 de abril de 1827), Rowlandson dedicou-se mais à caricatura do que à pintura, deixando uma extensa obra publicada na época em revistas e livros que ele ilustrou. Exemplo de seu estilo irônico e, às vezes, debochado:








FÉLICIEN ROPS



Félicien Rops (Namur, 7 de julho de 1833 — Essonnes, 23 de agosto de 1898) foi um desenhista, litógrafo, gravurista e pintor belga cuja arte é associada ao movimento literário simbolista e decadentista. Seu trabalho tendia a misturar imagens de sexo, morte e satanismo, como neste exemplo:





Fiquemos por aqui, por enquanto. Voltaremos ao tema. Pois a arte do desenho e da ilustração, ao contrário da pintura – sempre mais conservadora – sempre esteve mais aberta a experiências e a provocações mais explícitas. Para nosso deleite.







Nenhum comentário: