terça-feira, 21 de dezembro de 2010

FOTOS POLÊMICAS: AS NINFETAS DE JACQUES BOURBOULON


O FOTÓGRAFO JACQUES BOURBOULON 

E SUAS NINFETAS






Jacques Bourboulon (nascido em 08 de dezembro de 1946) é um fotógrafo francês, especializado em fotografia de nus de adolescentes. Ele começou como fotógrafo de moda, mas ligou-se à fotografia de nus em meados dos anos setenta. O ápice de sua carreira foi nos anos setenta e início dos anos oitenta.







O foco das fotos de Bourboulon são imagens em luz brilhante e contrastes. Suas fotos mais típicas foram tiradas na ilha espanhola de Ibiza, jogando com a justaposição de céu azul, paredes brancas e a pele bronzeada das modelos. Também incluem detalhes fetichistas, como meias brancas ou roupas íntimas, corpos brilhantes de óleo, com modelos em poses bastante semelhantes.











O modelo mais famoso de Jacques Bourboulon foi a atriz francesa Eva Ionesco. Bourboulon também é conhecido por sempre trabalhar com uma Pentax.







Jacques Bourboulon é um fotógrafo que representa um momento em que imagens de garotas muito novas, nuas, eram muito mais aceitáveis do que hoje. Não era, pois, de forma alguma, um fotógrafo underground e suas fotos eram amplamente distribuídas em livros ou exibidas em revistas populares. 


Com as preocupações crescentes com esse tipo de fotografia, por causa da pornografia infantil e do abuso de menores, no início do século XXI, a distribuição de sua obra tornou-se restrita, ficando sua circulação apenas entre apreciadores especiais.









Nenhum comentário: